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Porque empresas precisam de um site?

Porque empresas precisam de um site?
Prezados amigos, durante quase 10 anos trabalhando com desenvolvimento e tecnologia, esta pergunta ganhou força e se tornou muito frequente. Para muitos a pergunta pode parecer redundante, além disso causa incertezas devido aos exponentes números de usuários ativos nas redes sociais.

Bom, se você possui mais de 20 anos, tem uma boa percepção sobre a evolução no campo da informática, pois presenciaram o surgimento e a extinção de muitos produtos e serviços na área da tecnologia da informação, especialmente na internet.

Lembram daqueles serviços que amávamos como o ICQ, Messenger, o famoso Orkut e inúmeros produtos lançados pelo Google, então… eles tiveram um curto período de existência.

Vamos fazer uma analogia com a “Teoria de Schumpeter”, a inovação é cada vez mais rápida em tempos de internet, em um menor espaço de tempo. Mas, e os sites? Morreram? Não, pelo contrário, eles acompanham a evolução, e se concretizam como sendo o fundamento da internet, ganhando novas funcionalidades e atributos que enriquecem a informação digital.

Portanto, o que impede de haver uma nova onda nos serviços oferecidos por terceiros? E se de uma hora para outra, estes serviços parassem de operar? Além disso, já pensou se no auge de sua campanha social, por algum motivo o Instagram alterasse as regras em suas políticas e sua campanha saísse fora do ar? Toda sua reputação acabaria ali? Todo seu conteúdo e autoridade morreria junto? “Não dependa das redes sociais! ”

O segredo está em ter sua própria base, porque você não ficará refém de terceiros. Para elucidar esta dúvida, devemos estar cientes do objetivo do site.

Mas, quais as vantagens um site pode trazer para minha empresa?

Vamos imaginar cenários e explicar porque empresas precisam de um site. Portanto, se você ainda está pensando sobre o que um site pode trazer de benefícios para seu negócio, é hora de conhecer as vantagens deste negócio.

Sites geram Autoridade e Credibilidade

Supondo que você viu uma oferta imperdível de serviço ou produto na internet de uma empresa desconhecida. Qual o primeiro passo? Certamente faria uma investigação, correto? A primeira coisa que irá fazer é verificar se a empresa é verdadeira, se existe, e se possui um site.

Acima de tudo, um site pode gerar muita autoridade para a empresa e inclusive ser fundamental para concretização de um negócio. Claro que o usuário deve ser criterioso durante sua análise, mas tendo um canal próprio de comunicação, onde todas as informações relevantes estão disponíveis para o interessado, com um bom design e uma estratégia de comunicação, pode ser o diferencial na escolha, mas este caso, é apenas a ponta do iceberg. Vamos muito além.

A internet não dorme, seu site 24 horas

Vamos a outra cena hipotética, digamos que você se interessou por algum produto ou serviço que viu, no entanto pela agitada rotina de nosso dia a dia, não conseguiu dar a atenção necessária naquele momento, o que você faz? Garanto que irá pesquisar nas horas vagas, seja após o rush, talvez no final de semana, à noite.

A internet não dorme. Suas informações estarão disponíveis 24 horas por dia. E como seria de estivesse que manter sua loja física aberta 24h? Quais seriam seus custos? Quantos negócios iria perder pela falta de informação?

Vários locais em único endereço

Vamos voltar ao tempo e relembrar o comércio. Sua empresa possuía uma matriz. Era enorme desafio era expandir as fronteiras e abrir filiais para expandir o negócio, não é mesmo? Isso é passado, você sabe que pode estar em qualquer lugar do mundo. Não há fronteiras no mundo da internet, não há obstáculos.

Estreitamos relacionamentos e desenvolvemos um novo canal de comunicação. Hoje, mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas a esta rede. Mas, qual é o alcance da sua loja física?

Você comanda as ações no seu site

Sim, o site é seu e é você dita as regras. Em um ambiente totalmente democrático (internet), você pode direcionar todas as ações do seu site (claro, que você será o responsável por todo o conteúdo que nele estiver).

Esta é mais uma forma de não ficar refém de serviços terceirizado (redes sociais) onde você é apenas um coadjuvante. Portanto, esta é a possibilidade de se destacar da concorrência e fazer algo a mais para seu público.

Novas Tecnologias, Novos Métodos

Até este ponto de leitura, imagino que o leitor já tenha encontrado a resposta para a pergunta, mas vamos prosseguir.

Talvez você já deva ter realizado algum investimento em publicidade para buscar mais visibilidade no seu negócio. Era muito comum anúncios em Outdoors, panfletos, aqueles famosos carros e motos de som na rua.

Então, eu se eu te perguntar, você saberia mensurar o quanto estes anúncios trariam resultados? Quantas vendas realizou através da exposição da sua marca em um outdoor? Tarefa difícil não?

Você sabia que com o Inbound Marketing você tem todos estes dados com grande precisão, podendo assim direcionar cada vez mais seu investimento em algo que realmente trará resultados para sua empresa? E você sabia que a base de todo este mecanismo é seu próprio site?

  • Maior alcance e exposição da marca
  • Melhor retorno sobre investimento
  • Autoridade e credibilidade
  • Mensuração de investimentos
  • Comunicação direta

Neste post vimos porque as empresa devem ter um local na internet, sendo um site, uma loja, uma apresentação. Analisamos os principais benefícios que que ele te oferece e ainda o porque é é arriscado depender de serviços terceirizados como as redes sociais.

Existe uma máquina que trabalha sozinha, basta você ligar ela!

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