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7 Tipos de Sites e Seus Objetivos

Prezados amigos, neste artigo separamos os 7 tipos de sites e seus objetivos, com o intuito de esclarecer uma das principais dúvidas dos clientes. Durante a primeira reunião que fizemos com clientes, esta é a primeira pergunta que realizamos. Qual o objetivo do site? A resposta é quase universal.

“Fazer a propaganda”, “Divulgar a empresa”.

Mas será realmente o seu objetivo? De que maneira podemos atender as necessidades dos clientes?

Quando conversamos com o cliente, vamos falando um pouco sobre os objetivos das empresas, sobre os modelos de sites, e isso gera uma introspecção no cliente. Cabe a nós, desenvolvedores orientar e auxiliar sobre as diversas possibilidades existentes hoje em dia no mundo da web.

Neste artigo, explico um pouco da minha experiência profissional sobre os tipos e objetivos de cada negócio. Entender o objetivo antes da idealização do projeto é fundamental para bons resultados.

Primeiramente realizo  uma conversa em tom mais informal com o cliente. Nesta conversa, captamos seus objetivos, e muitas vezes a solução que o cliente deseja é diferente do que realmente precisa. Inicialmente selecionei os principais modelos sites e os mais solicitados aqui na agência.

7 Tipos de Sites e seus objetivos

1. Redesign de Sites

Quando o cliente já possui um site, mas está a muito tempo sem atualizações, está antigo, ultrapassado, e o cliente deseja modernizar seu site.

2. Sites Institucionais

Geralmente são empresas que procuram levar sua marca para a internet. Posso afirmar que são sites formais na questão da comunicação. Deixam claro quais são os objetivos da empresa ou negócio, deixam claro seus contatos, produtos e serviços. Isso gera credibilidade, transparência. Afinal, quem não realiza pesquisas na internet?

3. Sites para Portfólios

Qual o objetivo do site de portfólios, é de mostrar seu trabalho. Além de sites institucionais, muitas empresas e profissionais autônomos utilizam este modelo de site para dar ênfase ao seu trabalho ou serviço. É muito utilizado para o segmento artístico, por exemplo, fotógrafos, artesanatos, e em grande parte para trabalhos exclusivos, que não seguem a produção em larga escala. Este exemplo se encaixa perfeitamente para nós da Div ?

4. Sites para Blog

Outra opção é para aqueles que produzem conteúdo. Além de ser algo que realmente nos ajuda a ter um entendimento melhor sobre alguma situação, caso e etc. O Objetivo aqui é comunicar.  As vantagens de um blog, é que é muito utilizado pela pesquisa orgânica do Google, ou seja o Google indexa páginas relevantes do seu site, posicionado os em posição privilegiada nos mecanismos de buscas gratuitos.

5. Sites para Catálogos

Uma opção mais robusta para os sites de portfólios, são os de catálogo. O objetivo do site Catálogos, é a utilização para apresentação de produtos exclusivos, ou que demandam de uma série de fatores, como transporte, material, clima, tempo. Alguns exemplos são de indústrias de equipamentos para musculação, laboratórios voltados para agricultura, entre outros. Neste modelo, é essencial a apresentação do produto ou serviço, e posteriormente é realizado o contato entre cliente e fornecedor para elaboração avançada de contrato.

6. Lojas Virtuais

Lojas Virtuais. Chegamos ao tópico em que mais cresce no Brasil. Passamos por uma pandemia, e vimos o quanto o comércio on-line é importante. Neste modelo, seus produtos ou até mesmo serviços, estão à venda na internet 24h por dia. Produtos de pequeno e médio porte, poderão ser comercializados, sem a presença de um vendedor. Hoje temos muitas possibilidades de personalização, os sistemas estão ficando flexíveis, tempo possível uma gama de integrações com outros serviços, por exemplo. Temos integrações com Correios, Transportadoras, com seu sistema de ERP, integração com diversas marketpleaces. As possibilidades são várias. Então, uma das vantagens de ter sua própria loja, é de diminuir o custo operacional, além claro, da expansão logística de suas vendas.

7. Landing Pages

Landing Pages ou Hot Page. Apesar de possuírem diferenças entre elas, irei abordar de uma forma genérica, para que não cause confusão no leitor, mas podemos definir estas páginas como páginas de vendas. Nesta página utilizamos alguns artifícios para concentrar o usuário ao máximo sobre um produto apenas. Sim, uma página de venda para um produto.

Nesta página utilizamos o marketing e um pouco do endomarketing para potencializar as informações de um produto. Este tipo de página é muito utilizado para produtos virtuais por exemplo. Um curso, um e-book, um acesso a alguma plataforma ou serviço digital. Mas também podemos sim, utilizar em produtos físicos. Vai muito bem com alguma novidade, onde o cliente ainda não conhece o produto e necessita de várias informações.

Outros modelos de sites. Nas várias possibilidades, existem sites com outras características, como sites de notícias, sites de encontros, delivery, classificados, guias comerciais, sites de agendamentos para barbearias, médicos enfim, hoje em dia não há barreiras para adequar o seu negócio na internet. Sendo que, deixamos claro que o cliente precisa ter bem definido. Qual o objetivo do site? Tenha isso bem definido para que possa colher os frutos de um projeto bem realizado.

Lembro ainda que todos os modelos de sites são base para o marketing tanto da empresa, quanto pessoal. Mas fica a pergunta: Porque eu preciso de um site?

Esta resposta está neste próximo post, que você pode conferir clicando aqui:
Espero ter ajudado! Até mais! 🙂

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